Pinhel – Portugal

Distrito da Guarda - Portugal

Distrito da Guarda – Portugal

A minha viagem à Portugal não foi somente turística mas havia também um motivo muito especial: conhecer as minhas origens. Fomos eu, meu marido e meus pais. Não preciso nem mencionar o quanto foi importante para meu pai conhecer a região de seus pais.

Meus avós paternos eram de uma cidade chamada Pinhel que pertence ao distrito da Guarda. Fiz um trabalho de pesquisa juntando informações de documentos e relatos do meu pai, em busca do maior detalhe possível sobre os respectivos locais de nascimento, de casamento, moradia, cartórios, enfim, no intuito de conseguir chegar aos documentos originais para fins de cidadania portuguesa. Entre inúmeras trocas de e-mails com o Cartório do local, consegui informações exatas de tudo o que eu precisava e, em apenas um dia de nossa passagem por lá, obtive todos os documentos necessários, documentos esses datados de mais de 100 anos.

Mas voltando a Pinhel, meus avós eram de duas freguesias pertencentes à esta cidade que se chamam Souropires e Freixedas. Havíamos alugado um carro e estávamos vindo de Porto com destino à Lisboa. No caminho, passamos por esta região para conhecer, pegar os referidos documentos solicitados e fazer uma pausa para o almoço. Na cidade de Pinhel, também tem a freguesia de mesmo nome que foi o lugar de casamento de meus avós, e onde se encontra o Cartório mencionado no parágrafo anterior.

Abaixo, o mapa do trajeto que fizemos nas três freguesias…

Mapa: Pinhel - Souropires - Freixedas

Mapa: Pinhel – Souropires – Freixedas

Foi uma mistura de turismo, emoção e curiosidade. Ambas pareciam cidades fantasmas, quase não vimos ninguém pelas ruas. Bem pequenas, acolhedoras e limpas. No meio de uma região verde e uma estrada ótima de se dirigir. Poucas igrejas (certamente da época de meus avós) e casas de pedras. E eu ainda na esperança de encontrar um possível parente (risos).

Como foi um motivo mais pessoal, não diria ser uma região exatamente turística. Ali por perto neste mesmo distrito, há um lugar chamado Serra da Estrela onde tem um parque natural sendo uma região montanhosa e turística. Só passamos por ela de longe, não dava tempo de ir até lá e nem tínhamos nos planejado para isso. Quem sabe em uma outra oportunidade?

Como estou em uma fase sem tempo para atualizações mais periódicas para o blog, e procurar fotos de viagens antigas entre tantas, requer tempo e dedicação. São tantas imagens lindas que dá vontade de publicar tudo, mas não é esse o objetivo e sim dar apenas uma ideia ao visitante do que se trata o lugar. Ficarei devendo algumas fotos desta região pequena mas bem simpática. Ok, sou suspeita para falar afinal, é a terra das minhas origens portuguesas… 😉

Aguardem… e até a próxima!

This entry was posted in Pelo Mundo, Portugal and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *