Viajar com criança

No início do ano passado, assim que virou de 2014 para 2015, coloquei na cabeça que naquele ano eu tinha que fazer uma viagem internacional com a minha família. Seria a primeira com a minha filha que, na época, iria fazer 4 anos em junho.

Nos três primeiros aniversários dela demos festa para mais de 100 convidados. Valeu a pena. Tirando o primeiro ano porque ainda era muito pequenina, ela se divertiu bastante.

Mas é bem cansativo e dispendioso fazer uma festa. Por isso me passou pela cabeça que, o que se gasta em uma festa, poderia ajudar nas despesas de uma viagem. Conheceríamos lugares novos e estaríamos os três aproveitando.

E quando se pensa em viajar com criança o que vem primeiro à cabeça? Disney, é claro! Eu nunca estive lá, nem quando criança, mas nunca me projetei para isso também. Mas depois que temos filhos, inevitável não pensar. Já conversei com inúmeras pessoas que já foram, consultei sites específicos porém, sinceramente, só de me imaginar andando o dia inteiro com uma criança, enfrentando longas filas e chegar exausta no hotel (pelo menos é isso que as pessoas me relatam)… inclusive a minha prima Flavia já esteve lá diversas vezes e já me deu várias informações a respeito. Ela simplesmente é viciada em Disney (risos). Eu costumo ouvir também que, todos que vão, já chegam lá pensado na próxima ida….famlyTrip

De qualquer forma, meio desanimador vendo por este lado de ser cansativo. Fora o fato de a minha filha ter pânico quando se depara com alguém fantasiado de um desses personagens da Disney. Toda vez que vamos à uma festa de aniversário que tenha esses chamados “personagens vivos”, é um desespero. Justamente por isso nunca contratei um na festa dela. É claro que com o tempo ela vai perdendo isso, mas me leva a pensar que ainda seja meio cedo pra ela.

Mas e aí, para onde viajar com criança? Pesquisando o assunto, se acha uma quantidade enorme de sites e blogs sobre dicas de viajar com crianças. Vários e vários destinos.

Particularmente, eu sou apaixonada pela Europa. E quando penso em Europa, Paris está sempre no contexto. Poderíamos unir o útil ao agradável indo para…. Disney de Paris! Ou mais conhecido como Euro disney. Seria a Disney de Orlando porém bem menor. Pelo que andei lendo, uns dois dias já seriam suficientes para conhecer. E o restante do tempo iríamos para outros lugares. Tudo bem que lá também tem o risco dela ficar com medo de algum personagem mas a ideia não seria uma viagem com foco somente no parque.

Ok, definido o destino e a época: Euro disney em junho, que é o mês de aniversário dela. Ah.. mas, vou para a Europa, gastar uma grana, somente para ficar em Paris que já conheço? Não dá né? E comecei a traçar um roteiro por países vizinhos. Esticadinha na Holanda (para visitar uma prima que mora lá), quem sabe, Suíça, lugares da Alemanha que não conheço, da Áustria, da Itália… opa… vamos colocar isso numa planilha para ver quanto é que fica.

Como não é novidade para ninguém, o dólar vêm crescendo absurdamente. Obviamente tem se refletido no preço das passagens, dos hotéis, enfim, em tudo. Bem, comecei a cortar daqui, cortar dali, diminuir o tempo de permanência… restou só Paris + disney. Consultei também em paralelo, algumas empresas de turismo para ver quanto ficaria um pacote com tudo incluído (passagem + hospedagem).

O tempo foi passando e a planilha ficando cada vez mais restrita…

Quando, em uma manhã de março, chego no trabalho e acesso a internet. Qual a primeira notícia, com letras em vermelho, que eu vejo na tela? A tragédia nos Alpes franceses. Não que isso tenha sido o principal motivo mas foi a partir daí que comecei a repensar sobre a viagem. Fiquei simplesmente gelada e paralisada com a notícia. Parecia até que algum parente meu estava lá. Eu tenho medo de avião, sempre tive mas, de uns anos para cá, o medo se acentuou. Não deixo de viajar por isso mas este episódio realmente me desmotivou de vez.

Resumindo: Euro disney ficou adiada temporariamente. E a festa da minha filha de 4 anos, foi maravilhosa!

children_Trip

Vou citar aqui algumas fontes de consulta sobre viagens com crianças. Na verdade, consultei muitas outras interessantes que, aos poucos, vou recomendando por aqui com o tempo…

Este link do “Viaje aqui” dá umas dicas para viajar com crianças:
http://viajeaqui.abril.com.br/materias/viajar-com-criancas-dicas-destinos

Este outro da CVC indica sete destinos brasileiros:
http://www.cvc.com.br/dicas-de-viagem/destino-para-viajar-com-criancas.aspx

Tem este site específico para o assunto:
http://www.viajarcomcriancas.com.br/

Link da Disney de Orlando:

https://disneyworld.disney.go.com/pt/

E estes dois da Disney de Paris:

http://www.disneylandparis.com/en/?country=BR

http://www.disneylandparis.pt/

 

Vento, ventania,
Me leve pra qualquer lugar
Me leve para qualquer canto do mundo
Ásia, Europa, América…

(Vento Ventania – Biquini Cavadão)

This entry was posted in Dicas and tagged , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *