Penedo

Quando eu estava a caminho para Visconde de Mauá , em um determinado ponto, vejo uma placa indicando a direção à Penedo, o que logo me chamou a atenção.

placa_penedo

Assim, após o passeio pela Região de Visconde de Mauá no retorno para o Rio, resolvemos dar uma voltinha de carro e almoçarmos por Penedo para termos uma ideia de como é a cidade. Saímos logo após o café da manhã, descemos a serra e seguimos para lá…

mapa_Mariga_Penedo

Mapa: Maringá – Penedo

penedo001

Descendo a serra…

E não nos decepcionamos, muito pelo contrário. Uma cidade com ar colonial, na verdade, é a principal colônia finlandesa do Brasil fora da Região Sul. Penedo faz divisa com o distrito de Visconde de Mauá, pertencente ao município de Resende. Lembrou-me um pouquinho de Gramado, no Rio Grande do Sul, mas nas devidas proporções é claro. Gramado tem inúmeros parques temáticos, não é bem o caso de Penedo, que é um lugar mais tranquilo com cachoeiras e alguns poucos atrativos turísticos. Um lugar mais para descanso e apreciar a natureza, com um ar aconchegante e encantador.

penedo002

Almoçamos em um restaurante chamado Casa da Picanha, onde fomos muito bem servidos. Tinha até um parquinho em uma área externa, que levei a minha filha de 4 anos após o almoço. Demos umas voltinhas por algumas lojas de artesanatos, passamos pela fábrica de chocolate, que estava fechada, depois fomos rapidamente até uma cachoeira para tirar umas fotos. Em seguida, continuamos a viagem de volta ao Rio mas com um gostinho de “quero mais”.

penedo003

Penedo – RJ

Pegamos informações sobre pousadas e como é Penedo no Carnaval. O que soubemos é que, costuma ficar cheio mas não há Carnaval por lá. É justamente para os que querem fugir da folia para descansar. Cogitamos fazer isso mas com a proximidade do Carnaval, achar pousadas que ainda estivessem disponíveis, seria um desafio. Depois de pesquisar, até encontrei. Pedi alguns orçamentos mas achei muito caro pois normalmente só fazem pacote de 5 dias. Queríamos ficar menos tempo, talvez por uns 3 dias. Depois de muita pesquisa, fechamos um pacote de 3 dias para a páscoa, que será contado em um próximo post sobre Penedo…. Até lá!

This entry was posted in Pelo Brasil, Penedo (RJ) and tagged . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *