Visconde de Mauá

ViscMaua003

Maringá – Visconde de Mauá (RJ)

Esse meu último réveillon (2015/2016) foi muito louco e imprevisto. Eu e minha família não tínhamos nos planejado e estávamos sem nada programado. Todos os lugares que pensamos estavam cheios. Cheguei a cogitar Copacabana mas, só de pensar no deslocamento e tumulto, mais ainda com nossa filha de 4 anos, descartamos a ideia. Mas para onde ir? E eu não queria ficar em casa, no calor que faz aqui no Rio de Janeiro nesta época, assistindo as comemorações pelo mundo pela TV.

E como de uma hora para outra tudo pode mudar! Meu irmão me liga pela manhã, dizendo que havia conseguido, através de um contato dele, uma casa para alugar na região de Visconde de Mauá, isso no último dia do ano. Logo me animei e saí pesquisando pela web, tudo que é informação sobre o local.

Ás pressas, arrumamos as nossas coisas, o suficiente para passarmos os próximos três dias (do dia 31/12/2015 até 02/01/2016). E lá fomos nós!

Foram cerca de 3 horas de viagem de carro. Não por causa de trânsito exatamente, mas pela serra que pegamos. Muito “zigue-zague”, e muito verde pelo caminho.

Chegando em Visconde de Mauá, mais estrada e mais serra… é que na verdade ficamos pouco depois, em um lugar chamado Maringá que é uma vila da região de Visconde de Mauá. Esta vila já faz a divisa dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ficamos no lado do Rio.

ViscMaua005

Rumo à Maringá (RJ)

A região de Visconde de Mauá está no eixo RJ-SP numa área de proteção ambiental no alto da Serra da Mantiqueira na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia. Ela é composta por 3 vilas principais: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba.

ViscMaua001

Mapa de Visconde de Mauá

É uma região rica em cachoeiras e piscinas naturais. Ideal mesmo para quem quer descansar e aproveitar a natureza.

ViscMaua004

Maringá – RJ

Após nos acomodarmos na casa, demos umas voltinhas pelo centro e fomos procurar um local para almoçarmos. O local é pequeno, com um pequeno comércio de artesanatos e algumas estradas não asfaltadas.

Á noite, já se aproximando da hora da virada, fomos caminhando pela área onde havia um palco montado e pessoas que se aglomeravam por ali. Fomos em direção à ponte que liga os dois Estados. Demos uma passadinha rápida no lado de Minas Gerais e retornamos logo em seguida. Hora de desejar Feliz Ano Novo! Fogos e música, como não poderia deixar de ser…

Nós ficamos em uma casa cujos donos também tinham uma pousada chamada Cruzeiro do sul, que era bem próxima. Assim, poderíamos também frequentar a pousada quando quiséssemos. A pousada bem acolhedora, tinha sauna e piscina (só usamos esta última). O café da manhã é bem variado, com sucos, bolos, pães diversos, café, chocolate, etc… Não chega a ser um café de um hotel 5 estrelas mas fomos muito bem servidos.

ViscMaua008

Maringá – RJ

Ao lado desta pousada, seguimos em direção a uma trilha que leva a uma piscina natural. Cenário lindo mas a água bem gelada (rs). A descida é meio chatinha, ainda mais com uma criança de 4 anos no colo. Claro que com a ajuda do tio deu pra fazer e ela amou. basicamente este foi o nosso primeiro dia do ano, descanso, piscina, cachoeira e área verde. Muito bom para começar uma nova jornada.

ViscMaua006

Descida da trilha que leva à piscina natural

ViscMaua007

Maringá – RJ

Ok mas, no caminho para lá, eu havia visto uma placa indicando a direção a Penedo e isso não me saiu da cabeça… Era em outra direção mas, porque não dar uma passadinha lá na volta para conhecer? Sempre ouvi falar de lá… Isso ficou para o dia seguinte, no retorno para o Rio. E ficará para um próximo post….

Um abraço e um bom ano novo!

This entry was posted in Pelo Brasil and tagged , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *