Carnaval pelo Mundo

CarnavalA proposta do tópico “Festas pelo Mundo” organizado por mês, seria para orientar a aqueles que estão se planejando viajar, para saber quais as principais festividades periódicas que ocorrem no Brasil e no mundo conforme cada época do ano.

Mas o carnaval ocorre em épocas variadas e não em um mês pré-fixado. Em geral é no mês de fevereiro mas nem sempre isso acontece. Isso porque há variações de tempo de duração ou do seu início oficial em alguns lugares. Ele começou a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma.

Assim, considerando as pequenas diferenças entre localidades com relação ao tempo de duração e/ou início oficial, pode-se dizer que o Carnaval no mundo acontece regularmente no primeiro trimestre de cada ano.

Citando alguns lugares de destaque…

  • Rio de Janeiro/São Paulo – Brasil

Oficialmente a festa dura cerca de 4 dias terminando um dia antes da quarta-feira de Cinzas. Mas, na prática, já se fala em Carnaval assim que terminam os festejos de Natal e em alguns lugares no Brasil se estende mesmo após a quarta-feira de Cinzas. O destaque são os desfiles de escolas das samba que ocorrem na Marquês de Sapucaí, popularmente conhecida como sambódromo, no caso do Carnaval do Rio de Janeiro. Da mesma forma acontece na cidade de São Paulo. Tanto no Rio quanto em São Paulo, ainda acontece o desfile das campeãs, no final de semana seguinte ao término oficial.

  • Bahia – Brasil

Outro lugar aqui no Brasil também bem conhecido, é o Carnaval da Bahia. É uma festa basicamente popular, onde predomina o axé e muitos trios elétricos, que têm origem na década de 50.

  • Recife/Olinda – Brasil

Recife possui um bloco bem conhecido chamado de Galo da Madrugada, que se apresenta no sábado de Carnaval. Este já foi considerado pelo Guiness Book como o maior bloco de Carnaval do mundo. Caracteriza-se pelo Carnaval de rua e uma mistura de ritmos. Há ainda a cidade vizinha, Olinda, onde o Carnaval também é bem famoso e popular. Para mais informações: http://www.programacaocarnavalrecife.com.br/

  • Veneza – Itália

No caso de Veneza por exemplo, em 2016 começará no final de Janeiro se estendendo por 10 dias. Ver artigo em http://blogdebordo.com.br/2016/01/07/carnaval-de-veneza.

  • Basileia – Suíça

Já na Suíça, a comemoração do Carnaval de lá se inicia na semana seguinte à quarta-feira de Cinzas. Ver artigo em http://blogdebordo.com.br/2016/01/12/fasnacht-o-carnaval-da-suica.

Desfile de fantasias, músicas características, bailes de carnaval, blocos de rua, enfim, é uma festividade com comemorações a nível mundial que tem algumas variações conforme cada cultura local.

Neste link, há uma lista contemplando 10 países e informando, de forma resumida, como é o Carnaval em cada um deles:

http://lista10.org/diversos/10-carnavais-em-outros-paises/

Um abraço e bom Carnaval!

 

This entry was posted in Festas pelo Mundo, Fevereiro and tagged . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *