Dia de Reis

O Monumento aos Reis Magos em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

O Monumento aos Reis Magos em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

O dia de Reis é comemorado no dia 6 de Janeiro, data em que normalmente se finaliza oficialmente os festejos de Natal. Presépios, árvores e todos os enfeites natalinos são desmontados.

O Reis Magos seriam os santos Belchior (ou Melquior), Gaspar e Baltazar os quais, pela crença Cristã, teriam visitado o menino Jesus neste dia.

Em alguns lugares do mundo, existem manifestações culturais em comemoração a este evento religioso. No Brasil tem a Folia de Reis que é uma tradição vinda da Espanha. Com desfiles, música, comidas e vários tipos de manifestações.

Em Portugal e na Galiza, tem o tradicional bolo de Reis que é confeccionado com um brinde e uma fava. Na França e em Quebec (Canadá) o bolo vem também com um brinde em seu interior, que é uma coroa de papel.

Em alguns países como a Espanha, crianças deixam sapatos na janela com capim simbolizando o que seria o alimento para os camelos dos Reis Magos. Em troca, eles deixariam doces para as crianças no lugar do capim. Enquanto aqui no Brasil a figura do Papai Noel está relacionado à entrega de presentes, na Espanha isso acontece no dia de Reis e seria dada à eles esta atribuição e no dia 6 de Janeiro, não no Natal.

Este link tem um resumo da festividade na Espanha chamada de cavalgada dos Reis Magos: https://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2011/01/05/dia-de-reis-na-espanha/

Mais uma fonte desta celebração em alguns lugares do mundo: http://oglobo.globo.com/mundo/a-celebracao-do-dia-de-reis-pelo-mundo-7208360

This entry was posted in Festas pelo Mundo, Janeiro and tagged . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *