Natal dos Ortodoxos

Natal_OrtodoxoAs Igrejas Ortodoxas comemoram o Natal também em 25 de dezembro sendo que, equivale ao dia 7 de janeiro pelo calendário gregoriano, que é o seguido pela maioria dos Cristãos.

Tentando resumir a explicação histórica: houve uma reforma do calendário que conhecemos hoje pelo Papa Gregório (por isso chamado de calendário gregoriano) fazendo uma correção de 13 dias de defasagem. Porém, os Ortodoxos continuam seguindo o calendário anterior a esta correção que é chamado de calendário juliano (criado por Julio César em 45 a.C.). Assim, o dia 25 de dezembro para eles, cai no dia 7 de Janeiro pelo calendário gregoriano.

Na véspera do Natal os Ortodoxos fazem jejum que termina ao anoitecer, simbolizando o nascimento de Jesus.

A celebração é a mesma, mas o rito é um pouco diferente. Eles se mantém fiéis ao rito bizantino, uma liturgia com mais de 1 300 anos. Na verdade, a páscoa tem uma importância maior para eles do que o Natal. Da mesma forma a ceia é um pouco diferente que têm característica conforme cada cultura de cada país de origem. O ponto em comum entre eles, seria não comer carne nos dias que antecedem o Natal. Além disso, eles não têm o hábito de distribuir presentes no Natal, diferente do que ocorre no Natal dos Cristãos não-ortodoxos.

Segue link que mostra diferentes natais dos cristãos ortodoxos:

http://www.publico.pt/multimedia/fotogaleria/religiao-6-e-7-jan-315007

This entry was posted in Festas pelo Mundo, Janeiro and tagged , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *