Pacote turístico ou por conta própria?

Pessoas sistemáticas, como eu, gostam de ter tudo planejado antecipadamente antes de fazer qualquer coisa. Mais ainda quando se trata de uma viagem para um local desconhecido.

Já viajei tanto por pacote turístico quanto por conta própria. Em ambos os casos há vantagens e desvantagens.

Caso tenha decidido fechar um pacote com uma empresa de turismo, não há muito o que se preocupar já que a mesma tratou tudo isso para você em termos de roteiro. Esta é a vantagem. Porém, a desvantagem é que encarece um pouco mais a viagem já que estamos pagando por este tipo de serviço, e o turista, em geral, fica meio restrito aos horários e passeios previstos do pacote contratado.

Pelas experiências que eu tive com pacote, fazendo um balanceamento posterior, a viagem ficou meio corrida e em determinados momentos, cansativa, porque fica a sensação de pouco tempo para muita informação nova. Mas vale para se ter uma ideia geral quando se trata da primeira visita para, quem sabe em uma outra oportunidade futura, fazer o mesmo passeio por conta própria. Quando se tem pouco tempo disponível e pouco se sabe sobre o local, vale a pena, até por uma questão de comodidade de não ter a preocupação com o deslocamento.

Viajando por conta própria, temos mais liberdade por não se ter a rigidez de horários pré-programados, além de diminuir no custo. No entanto é importante ter uma organização e pesquisar antes sobre o local, saber quais são os seus feriados locais para saber se vai cair nos dias em que estará por lá, traçar um roteiro do que pretende visitar, quais os principais pontos turísticos, localização em relação ao hotel em que ficará hospedado e sem esquecer dos horários e dias de funcionamento. E considere também dias chuvosos que pode impossibilitar a visita em locais abertos, por isso é sempre bom pensar em um “plano B” para essas situações. Também é importante a preocupação de se ter e analisar um mapa do local. Caso alugue um carro, estar com um GPS é muito útil. Mas se for usar o transporte público, pesquise antecipadamente quais os meios de transportes irá utilizar e como obter os respectivos bilhetes.

Já tendo decidido o local e o tempo de permanência, normalmente eu coloco em uma planilha tudo o que pode ser feito em cada dia da semana com os respectivos horários.

Existem também inúmeros aplicativos para ajudar o viajante nesta tarefa. Destaco este link que faz a seleção de 12 aplicativos para celulares:

http://viagem.uol.com.br/album/aplicativos_viagem_album.htm

No mais é isso!

Organizem-se, pesquisem preços, visitem sites específicos e divirtam-se!

This entry was posted in Dicas and tagged , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *