Natal Luz de Gramado 2015

Grande Desfile de Natal

Grande Desfile de Natal

Continuando sobre o Natal Luz de Gramado, estive lá recentemente com minha família, mais precisamente entre os dias 19 e 22 de novembro de 2015.

Ficamos em um hotel na cidade de Canela, que é bem próxima a Gramado. Já no primeiro dia, demos umas voltinhas por Gramado para ver como estava a cidade. Tanto Canela quanto Gramado já estavam no clima de Natal. Diversas Árvores de Natal grandes, enfeites natalinos variados pelas ruas, no meio de rotatórias, nas lojas, nas calçadas, bonecos do Papai Noel, bonecos de neve, e tudo o que é tipo de personagem relacionado à época.

Levei impresso toda a programação do Natal Luz que peguei no site oficial, dos dias em que ficamos por lá. Os eventos acontecem a partir das 16h. Alguns ocorrem em paralelo e em lugares diferentes. Há os que são gratuitos, e outros pagos. Então escolhi antecipadamente o que iríamos ver, já que ficaríamos poucos dias.

O acendimento das luzes, que ocorre em frente ao Palácio dos Festivais, acontece todos os dias durante o evento, às 20:30, durando cerca de meia hora. As luzes em volta se apagam alguns minutos antes do início do espetáculo. Uma espécie de teatro ao ar livre onde os artistas sobem na faixada do Palácio para uma apresentação com música, luzes, cores e simbolizando o acendimento das luzes da cidade, que vai acontecendo aos poucos no decorrer da apresentação.

Palácio dos Festivais

Palácio dos Festivais

Palácio dos Festivais

Palácio dos Festivais

Saímos um pouco antes do término do espetáculo pois estávamos com ingressos já comprados para o Grande desfile de Natal de Gramado que ocorre em um outro local pouco afastado de onde estávamos: no Expogramado. E estava marcado para início às 21:30. Chegamos no horário exato pois pegamos um pouco de engarrafamento no trajeto para lá.

O tema do desfile estava relacionado aos 30 anos do evento. Várias alegorias, com grupos representando cada época desde o início deste festival, citando músicas, artistas e acontecimentos históricos de acordo com o período citado. Lembrando um pouco um desfile de carnaval, só que focado no Natal. E no final, o Papai Noel nas suas renas e a neve caindo sobre a pista e a platéia.

 Grande desfile de Natal de Gramado

Grande desfile de Natal de Gramado

 Grande desfile de Natal de Gramado

Grande desfile de Natal de Gramado

 Grande desfile de Natal de Gramado

Grande desfile de Natal de Gramado

Grande desfile de Natal de Gramado

Grande desfile de Natal de Gramado

Ao término do evento, um estande montado com um telão enorme fica à disposição para tirar foto com o Papai Noel. Cenários digitalizados preparados, tira-se a foto vendo o resultado direto na tela. Para quem quisesse comprar a foto impressa na hora como lembrança do evento.

Meu parecer de forma resumida sobre o desfile…

Pontos positivos:

  • O desfile em si. Tudo lindo e maravilhoso!
  • Os artistas que participaram esbanjaram simpatia e tiraram fotos com a platéia, que desceu para a pista ao término do espetáculo.

Pontos a melhorar:

Ouvimos muitas pessoas ao redor reclamar da (falta) de organização em dois pontos: estacionamento e fluxo de entrada e saída.

  • Estacionamento: era pago e havia uma área reservada que não era asfaltada, cheia de pedras e lama de chuva.
  • Fluxo de entrada e saída. Saindo do estacionamento, havia um único caminho de acesso de entrada e saída em direção ao local do desfile. Na saída foi o pior momento pela aglomeração de pessoas inclusive com crianças, ocorrendo um afunilamento. Tudo escuro, mal conseguíamos enxergar onde pisávamos, com alguns buracos e pedras pelo caminho, podendo facilmente escorregar.

O que eu ouvi dizer é que o local (expogramado) é recente, antes eventos que ocorrem lá, eram feitos em um outro ponto da cidade. Acredito que por isso ainda não estava muito bem estruturado.

No entanto, colocando na balança, valeu a pena e foi fascinante!

Vale a pena conhecer o Natal Luz de Gramado.

This entry was posted in Festas pelo Mundo, Natal Luz de Gramado, Novembro, Pelo Brasil, Serra Gaúcha and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *