Os franceses e a língua inglesa

Quando fui à França pela primeira vez, e isso já faz muitos anos, ouvi dizer que tería que me esforçar para aprender algumas frases básicas de francês pois os franceses, em especial os parisienses, não suportariam falar o inglês.  Esta fama até hoje ainda persiste.

Pesquisando na web, encontrei em diversos sites e blogs, pessoas que questionam o assunto. E até relatos a respeito. Há quem diga que eles em sua maioria, na verdade não sabem falar o inglês, e outros dizem que sabem mas se recusam a falar.

De qualquer maneira, pelo sim pelo não, não custa nos esforçarmos em sermos gentis na tentativa de alguma comunicação na língua nativa do local.

Eu já tinha feito um cursinho básico de francês mas sabia muito pouco para uma comunicação mais eficiente.

Comprei e tenho guardado até hoje, aqueles livrinhos com dicas e frases usuais e procurei decorar algumas delas. Usei muito “Bonjour” (Bom dia) no início de qualquer conversa, “Je ne parle pas très bien français” (eu não falo francês muito bem), “Parlez-vous l’anglais?” (o Sr. fala inglês?), mas sempre demonstrando interesse pela língua na tentativa em me aprimorar.

Bem, pelo menos comigo isso deu certo e não tive nenhum mal entendido ou má impressão com os franceses, pelo contrário. Podem não ter aquele humor e simpatia que normalmente atribuem ao povo brasileiro, mas fui bem recebida e lembro que até cheguei a ter uma conversa com um cidadão francês dentro do metrô dizendo que sou brasileira, que adoro o país dele e a sua língua (e de fato acho lindo) e isso parece o ter deixado muito orgulhoso e esboçou um sorriso sincero.

Claro que cada caso é um caso, mas fica a dica já que se estamos num país que não é o nosso, é o mesmo quando frequentamos a casa de alguém. É de bom tom conhecer o mínimo dos seus costumes e tentarmos nos adequar na medida do possível.

Um abraço!

This entry was posted in Dicas and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *